quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cientistas brasileiros sequenciam o genoma do Zebu Leiteiro


O genoma de animais zebuínos leiteiros está sendo sequenciamento pela primeira vez, contando assim com o ineditismo, após o sequenciamento, será possível prospectar marcadores genéticos específicos para zebuínos e, desse modo, desenvolver uma ferramenta de seleção que possa ser aplicada nessa sub-espécie.

Três anos após a divulgação do mapeamento do genoma bovino, realizado pela comunidade científica internacional, o Brasil apresenta os primeiros resultados do sequenciamento genético de animais das raças zebuínas para leite. O anúncio do mapeamento do genoma do Gir Leiteiro e do Guzerá será feito no dia quatro de maio, em Uberaba, às 14h30, durante a Expozebu – uma das maiores exposições pecuárias do mundo.

O anúncio será realizado no estande do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PGMZ), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O evento contará com a presença do secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, do chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, da coordenadora do Polo de Excelência em Genética Bovina de Minas Gerais, Beatriz Cordenonsi Lopes e de representantes da UFMG e Fiocruz (parceiros do projeto).

domingo, 22 de abril de 2012

Preços ameaçam suinocultura brasileira.

Disparidade em preços ameaçam suinocultura brasileira, diz setor:
"Custos de produção superam ganhos com venda de animal. Setor fala em dívida bilionária assumida para se manter na área "

Cenário de incertezas para suinocultura brasileira. Com custos de produção superiores aos ganhos obtidos pelos produtores com a venda dos animais, o setor tem amargado por ano um prejuízo estimado em R$ 3,5 bilhões. Para manterem-se na atividade os criadores têm desembolsado o montante bilionário. O segmento argumenta estar em crise como destaca Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

"O preço pago ao produtor está sendo insuficiente para cobrir os custos de produção, que estão altos.

Divulgado os Trabalhos aprovados no ZOOTEC-12

Divulgado os Trabalhos aprovados no ZOOTEC-12, Congresso Brasileiro de Zootecnia, que será realizado no período de 14 a 18 de maio de 2012, no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

O tema central das reflexões, debates, trocas de experiências e conhecimentos do ZOOTEC desse ano será “A Importância da Zootecnia para a Segurança Alimentar”. Com isso, pretende-se apresentar ao país a relevância da nossa profissão no combate à fome; na redução da miséria; na promoção do desenvolvimento local através da Agricultura Familiar ou Empresarial, seja de médio ou de grande porte.

Os Trabalho aprovados no ZOOTEC-12 podem ser vistos através do link:
http://zootec2012.com/component/content/article?id=78

Maiores informações:
http://zootec2012.com/index.php

Monitoramento feito pelo Mapa garante alimentos de qualidade

De quase 20 mil amostras analisadas de alimentos, 99,78% estão dentro dos padrões exigidos pela legislação brasileira. As carnes, o leite, os ovos e pescados consumidos pelos brasileiros estão, quase que em sua totalidade, de acordo com os padrões de conformidade determinados pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal).O alto índice foi apontado pelo monitoramento do programa em carnes (bovina, suína, eqüina, de avestruz e de aves), leite, ovos, mel e pescado, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De 19.267 análises realizadas em 2011, 99,78% foram consideradas conformes. O índice é semelhante ao registrado em 2010: 99,83%. Apenas 42 amostras – 0,22% do total – apresentaram irregularidades. O principal problema encontrado foi o alto índice de detecção de arsênio em pescado de captura, diagnosticado em 18 casos. Os resultados foram divulgados por meio da Instrução Normativa nº 7, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 5 de abril.
O Mapa monitora a quantidade de resíduos de produtos veterinários aplicados nos alimentos pelos produtores rurais, como antimicrobianos e vermífugos. O Ministério identifica também se os produtores estão obedecendo às recomendações de uso aprovadas e disponíveis na bula do medicamento.
Os casos de não conformidade identificados serão comunicados aos setores produtivos responsáveis. A partir da comunicação, deverão desenvolver ações para diminuir o risco de novas ocorrências dessa natureza, conforme está previsto pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
No ano passado, o monitoramento do número de antimicrobianos em leite foi ampliado e estendeu-se para a carne de avestruz, além de ter sido promovida uma estruturação para as espécies caprina e ovina. Neste ano, mais dois Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro) – em Goiás e no Pará – passaram a participar das análises laboratoriais do PNCRC/Animal. Agora, o Programa conta com Lanagros em todas as regiões do país e mais seis laboratórios (públicos ou privados) credenciados. Estão previstos R$ 6 milhões para custear as análises do programa de monitoramento e capacitar técnicos e profissionais envolvidos na iniciativa em 2012.

Fonte: MAPA